Cobrança Bancária - Protesto | Sicoob Credicampo - Cooperativa de Crédito

Cobrança Bancária - Protesto

Definição e instruções relacionadas ao protesto no Sicoob

O que é protesto?

O protesto é um meio seguro e eficiente de receber uma dívida expressa em um título ou em um documento. A lei diz que o protesto é um ato formal, realizado por cartórios, que se destina a comprovar a inadimplência ou o descumprimento de uma obrigação originada em títulos e outros documentos de dívida, seja o devedor uma pessoa física ou jurídica. Enviar uma dívida a protesto nada mais é do que apresentar a um cartório de protesto um título ou documento que demonstre a existência dessa dívida.

Quem pode protestar?

Pessoas físicas e jurídicas, profissionais liberais, poder público, condomínios e conselhos de classe.

Em que cartório será protestado?

O protesto deve ser realizado no cartório em que o devedor reside ou está instalado, por isso, é muito importante ter o endereço atualizado do devedor.

Em quais praças posso protestar?

Os protestos poderão ser comandados para os estados de AL, AM, AP, BA, CE, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SE, SP, TO e Distrito Federal.​

Como realizar o protesto de um título do Sicoob?​

Para realizar o aponte de protesto de títulos do Sicoob, o usuário deverá acessar o menu: "Sicoobnet Empresarial" → "Serviços" → "Cobrança" → "Operações" → "Instrução de Protesto - Sicoob".

Ao acessar a funcionalidade serão apresentadas as instruções eventualmente já realizadas no dia. Para realizar um novo registro de instrução de protesto clique no botão INCLUIR.

Instrução de Protesto - Sicoob

Na sequência, informe os dados do título a ser protestado, de acordo com os campos disponibilizados no sistema:

"Tipo de operação": Selecione o tipo de operação a ser realizada no título, assim, poderão ser realizadas as seguintes operações:

"Apontamento": ao selecionar a opção "Apontamento" indique um título para protesto;

"Cancelar instrução": é possível filtrar e visualizar os boletos que tiveram apontamento realizado na data atual. Somente boletos que tiveram apontamentos realizados no mesmo dia da pesquisa serão passíveis de cancelamento. Após o processamento do apontamento, será necessário solicitar a ‘Desistência’ do apontamento. 

"Desistência": ao selecionar a opção "Desistência" realize a retirada do boleto antes da lavratura do protesto, após a solicitação de apontamento, dessa forma, uma vez confirmado o protesto do título, não será possível realizar a desistência e uma vez solicitada a desistência, não será possível realizar seu cancelamento.

Após informar os campos, clique no botão CONSULTAR.

Instrução de Protesto - Sicoob - Consultar

Em seguida, o sistema apresentará os registros de títulos cadastrados de acordo com os filtros anteriormente preenchidos, assim, selecione os títulos desejados e clique no botão INCLUIR.

Instrução de Protesto - Sicoob - Incluir

Por fim, o sistema realiza a inclusão de protesto dos títulos selecionados e apresenta a mensagem de confirmação.

Instrução de Protesto - Sicoob - Confirmação

Caso desejar, realize o cancelamento da instrução de protesto, assim, ao acessar o menu "Instrução de protesto – Sicoob", o sistema exibirá os títulos passíveis de cancelamento, dessa forma, selecione os títulos desejados e clique no botão CANCELAR. Importante observar que somente boletos que tiveram apontamentos realizados no mesmo dia serão passíveis de cancelamento.

Instrução de Protesto - Sicoob - Cancelar


Observações:
  1. Para inclusão de instrução de protesto, o título deve estar vencido;
  2. Nos casos onde forem realizados cancelamentos de instruções de protesto, existe o prazo de 15 dias de bloqueio até que sejam processadas as informações referentes ao cancelamento do protesto do título.
  3. Apenas são passíveis de protesto, os títulos cadastrados com as seguintes espécies:
  • DM - Duplicata Mercantil;
  • DMI - Duplicata Mercantil por Indicação;
  • DS - Duplicata de Serviços;
  • DSI - Duplicata de Serviços por Indicação.